Com a demanda cada vez mais crescente por tecnologia, as estruturas de TI tornaram-se cada vez mais complexas e orientadas a dados. Afinal, é necessário os profissionais da área precisam se preocupar em suportar todo um ecossistema de recursos que sustentam a operação de qualquer empresa.
Sem TI não há processamento de pedidos, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, faturamento ou qualquer outra atividade chave para o bom funcionamento da operação. Ou seja, a empresa para!
Neste cenário, qualquer incidente que possa vir a ocorrer na TI traz danos severos para a produtividade dos colaboradores e até a paralisação completa do negócio.
No artigo de hoje, separamos dicas de como prevenir incidentes de TI. Acompanhe!
Uma das práticas mais recomendadas para evitar incidentes de TI é a monitoração de todos os recursos de TI. Desta forma, os departamentos de TI se tornam mais proativos, sendo capazes de detectar e resolver problemas de forma bem mais rápida e ágil. Isso ocorre pois todo processo é automatizado por ferramentas de monitoração, que alertam caso ocorra alguma falha ou indisponibilidade na infraestrutura.
Existem diversas ferramentas de monitoramento de TI no mercado. Com elas é possível captar dados de sistemas, dos hardwares de infraestrutura em geral ou dispositivos IOT, para gerar alertas sempre que um comportamento estranho for detectado.
Contar com uma política de segurança junto com os colaboradores da empresa é essencial para garantir que todos os usuários fazem o correto uso do sistema corporativo, seguindo as diretrizes e normas para que possíveis riscos de segurança sejam minimizados, como por exemplo, para que não haja a instalação de softwares suspeitos.
Se a sua empresa não tem políticas e não faz o uso de boas práticas, é interessante você conhecer as práticas de ITIL e iniciar o processo de documentação de diretrizes com essas políticas de segurança.
Monitorar 24×7, é a forma mais segura para se prevenir contra incidentes. Com o NOC eles são tratados no momento em que ocorrem, sendo instantaneamente encaminhados para os seus devidos responsáveis técnicos, assim melhorando a disponibilidade da infraestrutura e das aplicações.
Ao contar com um plano de recuperação de desastres, a empresa traça os processos necessários para identificar e eliminar os incidentes de TI da maneira mais ágil possível, para que se possa voltar com as atividades normalmente no mais breve período de tempo e com o menor prejuízo possível. Para que isso aconteça, é importante mapear todas as atividades, sistemas e processos que envolvem o funcionamento do negócio.
Como práticas para proteger a segurança da informação da sua empresa, recomendamos a utilização de um firewall e o de uma plataforma de antivírus. Vale destacar que educar seus colaboradores sobre o uso de tecnologia é imprescindível, uma vez que muitos ataques ocorrem via e-mail, ter boas políticas de segurança, como já destacado anteriormente, e protocolos de segurança também são importantes para garantir a proteção de sistemas.
Com tantas tecnologias disponíveis no mercado hoje, capazes de dar suporte aos processos mais diversos dentro da área de TI, desde a identificação até a criação de plano para eliminação de incidentes. Ao aplicar essas medidas na sua empresa, você estará desenvolvendo uma gestão pró-ativa, onde não espera que os incidentes ocorram para atuar e sim os monitora, assim a equipe passa a ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas para o negócio.
Seguindo esses passos, utilizando tecnologias de monitoramento de ambientes como TI, ter uma equipe de NOC à prevenção e atuação em incidentes e instruindo os usuários sobre melhores práticas, você terá uma gestão proativa, capaz de diminuir bastante o número de incidentes de TI.
A equipe de NOC pode ser interna ou terceirizada, aqui na Vix Informática temos profissionais especializados no fornecimento de serviços de infraestrutura, com equipes de NOC dedicadas 24×7. Tem interesse em monitorar seu ambiente contra incidentes de TI, então fale conosco e conheça nossos modelos de serviço!
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